25/10/2008

INVEJA - A arma dos incompetentes!!...

Ao fim de 39 anos de vida - e espero que muitos mais venham - dou-me ao luxo de poder puxar pelos "galões" académicos do casal que está à frente deste projecto "2Mil". Nunca o fiz e muito menos publicamente pois um ser humano NÃO vale pelos estudos que tem mais sim pelo que é e representa a nível ético, cultural e socialmente.

Mas ontem soubemos de uma situação deplorável, de uma concorrente que tem pelo nome "Augusta", e que tem uma tabacaria a meio da avenida. Parece que também vende livros..

Este projecto tem á frente 2 profissionais de gestão com Licenciaturas, Pós-Graduações e um deles a meio de um Mestrado em Gestão Estratégica. Pessoas que estão no mercado dos negócios há quase 15 anos e que entendem e aceitam as regras naturais de um mercado de concorrência. Respeitam os concorrentes e esperam que o mesmo seja feito! PONTO FINAL!.... Sem falar em ética e moral [ontem esta sra. mostrou ter tudo menos isso] AO MENOS, profissionalismo!

Ninguém se mete em projectos empresariais para perder dinheiro. É um investimento de médio-longo-prazo, mas é também um projecto com expectativas de retorno. Posto isto colocámos em prática o que a vida académica e a profissional nos tem ensinado, ou seja, analisámos o mercado, as suas lacunas, tentámos perceber como é que a concorrência estava a trabalhar - se os outros não o fazem é problema DELES!!! - as expectativas dos consumidores, as tendências etc.. Tudo como manda o figurino. Com método, planeamento, execução e controlo!...

Percebemos que de vez em quando alguns distribuidores de livros e mesmo editoras, contactam as escolas directamente e entregam, com as devidas AUTORIZAÇÕES DO AGRUPAMENTO EM CAUSA, panfletos informativos sobre este ou aquele livro. A nossa filha mais velha já nos chegou a casa com alguns exemplares, o último mostramos já a seguir:














Como estamos num mercado de livre arbítrio e de concorrência normalizada não nos faz qualquer AZIA esta situação. Cada um tem que gerir a sua vida o melhor que pode. Há que usar as "armas" de gestão disponíveis. Os neurónios estão entre elas!....

O mesmo a D. Augusta não fez!... Deploravelmente soubemos que foi tirar satisfações com alguns professores da escola EB1 do Serrado porque entregámos isto:









Como se pode ver é uma folha informativa igual a tantas outras onde é dada a INFORMAÇÃO e a parte OPTATIVA que o encarregado de edução diz se quer ou não.
O mais interessante é que esta srª ralhou com os professores e pelo menos O professor acusou o toque e não deixou que os papeis nos chegassem.
NOTA: QUEM é essa srª D. Augusta e quem é que ela se julga que é??? Dona de Buarcos e do seu mercado??? Quem lhe dá o direito de ir tirar satisfações do trabalho dos outros??? Quem a deixa entrar na escola onde não tem ninguém a estudar com esse intuito??
NOTA 2 : Temos AUTORIZAÇÃO do agrupamento para o fazer!....
NOTA 3: Essa srª terá que nascer outra vez para ter mais competências do que nós nas áreas onde estamos agora a trabalhar!... A guerra trava-se a outros níveis mais educados e profissionais. Não iremos descer ao nível dessa Srª.
NOTA 4: Deu-nos ainda mais alento para sermos AINDA mais agressivos a nível empresarial!...
Fica o resgisto pois é uma situação deplorável que NÃO pode acontecer. Há entidades que regulam a concorrência em Portugal e se a memória não me falha nenhuma delas tem o acónimo de A.U.G.U.S.T.A.